Seu pequeno é canhoto? Descubra 7 fatos curiosos sobre pessoas canhotas

Seu pequeno é canhoto? Descubra 7 fatos curiosos sobre pessoas canhotas

Estima-se que cerca de 10% da população mundial seja formada por pessoas canhotas. De acordo com estudos arqueológicos, essa proporção é a mesma há pelo menos 500 mil anos, o que significa que os destros são maioria há um longo tempo por aqui!

Em um mundo formado majoritariamente por pessoas que escrevem com a mão direita, os canhotos desde cedo têm que se virar para conseguir realizar pequenas tarefas do dia a dia, como recortar, dirigir, usar o mouse, tocar instrumentos e utilizar utensílios domésticos, por exemplo.

Ainda que hoje em dia já existam diversos produtos fabricados exclusivamente para atender pessoas canhotas, muitos ambientes ainda não são adaptados para aqueles que escrevem com a mão esquerda, como as próprias escolas por exemplo.

Além disso, historicamente, escrever com a mão esquerda era visto como algo negativo, estando relacionado à criminalidade, rebeldia e, até mesmo, bruxaria. Motivo que fazia muitos pais tentarem de todas as maneiras fazer os filhos canhotos se tornarem destros. Até hoje, a falta de informação faz com que adultos obriguem crianças a escreverem com a mão direita, o que pode, inclusive, desencadear problemas de aprendizagem.

Confira 7 fatos curiosos sobre pessoas canhotas:

  1. De acordo com a Revista Galileu, canhotos alcançam a puberdade de 4 a 5 meses depois de destros.
  2. Pesquisas apontam que, com relação à profissão, os canhotos tendem a escolher aquelas que exigem mais criatividade.
  3. Ultrassons mostram que, já no útero, 90% dos bebês preferem o dedão direito da mão – o que corresponde com a porcentagem da população de 90% de destros, contra 10% de canhotos.
  4. Segundo cientistas da Universidade Abertay, na Escócia, canhotos ficam envergonhados mais facilmente e costumam afirmar que se preocupam com seus erros e com críticas mais do que os destros, considerados mais impulsivos.
  5. Canhotos possuem maiores habilidades em outras partes do lado esquerdo do corpo além da mão, como o pé e os olhos.
  6. De acordo com alguns estudos, canhotos possuem uma melhor noção espacial e são melhores com números e matemática. Enquanto isso, destros possuem uma melhor habilidade verbal.
  7. Estatisticamente, quanto mais velha é a mãe, maior a chance da criança ser canhota – embora o motivo ainda não seja conhecido pela ciência.

Fonte https://leiturinha.com.br/blog/pessoas-canhotas/

Visitado em 21/08/2018

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of