Cartilha “Minha mão esquerda”

A cartilha Minha Mão Esquerda traz um guia prático para potencializar o desenvolvimento de crianças canhotas, com orientações a mães, pais e educadores, além de atividades lúdicas para as crianças.

O material foi produzido pela Piracema Studio, mesma produtora do filme Admirável Mundo Destro, e faz parte do projeto Nação Canhota, que busca dar visibilidade e ampliar os espaços de discussão sobre o tema.

Elaborada a partir de entrevistas realizadas para o documentário e da consultoria de profissionais das áreas de pedagogia, psicologia e educação infantil, a cartilha pode ser seu braço direito — ou melhor, esquerdo — na missão de promover um ambiente de aprendizagem mais inclusivo.

“Fizemos a cartilha para ajudar as famílias e as escolas a identificar e combater os desafios que limitam o desenvolvimento pleno das crianças canhotas. É importante compreender, por exemplo, as dificuldades individuais com ferramentas inapropriadas, como tesouras e cadeiras. O problema não está nas crianças, mas nas ferramentas”, explica Luiza Leal, canhota e coordenadora do projeto.

A equipe de produção conta ainda com o planejamento pedagógico de Isabela Camargo, consultoria pedagógica de Taciele Oliveira e ilustrações de Myrna Maracajá.

A cartilha Minha Mão Esquerda é uma contrapartida do apoio financeiro da Prefeitura de Maceió para espaços e equipamentos culturais, através da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), via Lei Aldir Blanc, direcionado pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, do Governo Federal.

Clique aqui para baixar a cartilha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *