Abridor de latas

Abridor de latas

Entre as muitas atividades diárias de uma pessoa está a abertura de uma lata.

Para uma pessoa que tem a mão direita como dominante pode ser algo muito fácil. Basta utilizar um abridor específico para esta finalidade, um utensílio indispensável na cozinha da sua casa.

Abridor de latasNo entanto, para uma pessoa que tem a mão esquerda como dominante a tarefa de abrir uma lata representa um grande desafio. Afinal de contas o abridor possui um formato para ser usado pela mão direita.

Como a mão direita não é a dominante a abertura da lata usando a mão esquerda acaba sendo algo muito complicado. Para usar o abridor é preciso segurá-lo em uma posição desconfortável que pode gerar dor e o risco de acidentes.

Hoje em dia existem diversos modelos de abridor de latas disponíveis no mercado. Vamos abordar três deles: o convencional, o alicate/borboleta e o elétrico.

 

Abridor de latas convencional

 

Abridor de latasEste modelo é tradicional no mercado e muito comum nas cozinhas brasileiras.

Ele usa o sistema de alavancagem para puxar a tampa da lata e é  equipado com uma lâmina dura na ponta que permite cortes precisos e sem rebarbas.

Mas abrir latas com ele exige um pouco de força e habilidade. Por isso, o seu manuseio pode ser complicado para quem não tem experiência.

Quem é canhoto também sente muita dificuldade em usar esse tipo de abridor. O ideal é optar por modelos para canhotos, que possuem o corte invertido.

 

Abridor de latas Alicate/Borboleta

Abridor de latasOs abridores do tipo  alicate/borboleta são fáceis de usar: basta posicionar a lâmina na borda da tampa, segurar o alicate e girar a borboleta.

Enquanto a borboleta é girada a lâmina vai cortando a tampa até completar a volta.

Também faz um corte preciso e sem pontas aumentando a segurança.

Estes abridores são apropriados para abrir latas de diâmetros pequenos e grandes.

Por não exigirem força e nem prática de manuseio eles são preferidos por pessoas que não tem experiência com os modelos de alavanca e que não querem perder tempo abrindo latas.

 

Abridor de latas Elétrico

Abridor de latasO abridor elétrico é o mais apropriado para quem não quer fazer esforço ou não possui a habilidade necessária para usar os abridores mencionados anteriormente.

Sem dúvida o abridor elétrico é o mais prático dos modelos e o seu funcionamento independe da lateralidade dominante da pessoa.

Basta posicionar em cima da lata, apertar um botão e pronto: ele abre a lata em segundos, sem arestas que podem ferir as mãos ou problemas com a tampa.

 

 

Fontes visitadas:

Conheça cinco tipos de abridor de latas

Melhor abridor de latas de 2022: Guia de compra completo

Top 10 melhores abridores de lata para comprar em 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *