Médica explica que o canhotismo tem origem genética e diz que não há vantagens, nem desvantagens em usar a mão esquerda.

De acordo com a neurologia, o canhotismo tem origem genética. Também está relacionado ao funcionamento ”cruzado” dos dois hemisférios cerebrais. O lado direito é responsável por grande parte do controle motor da mão esquerda, e vice-versa.

Como ”grande parte” não significa tudo, há muitas pessoas ”mistas”, como explica a médica gaúcha Márcia Lorena Chaves, coordenadora do Departamento de Neurologia Cognitiva e do Envelhecimento da Academia Brasileira de Neurologia. ”Eu mesma sou destra e faço várias atividades com a esquerda”, conta.

Mãe de um canhoto, ela garante que não existem vantagens nem desvantagens de usar a mão esquerda. Tampouco acredita na ideia de que os destros teriam mais potencial para atividades analíticas, enquanto os canhotos seriam inclinados para as artes. ”Se fosse assim, a humanidade, que é praticamente toda destra, seria ótima em física, química, matemática”, diz.

Para ela, o que talvez exista é um senso de superação maior por parte dos esquerdinos. ”Pode ser que, ao longo dos anos, os canhotos tenham desenvolvido estratégias próprias para sobreviver às dificuldades, e isso os tenha tornado criativos”.

Omar Godoy
Equipe da Folha de Londrina

fonte: Folha de Londrina edição de 05/05/2009

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA MAIS

O Mito do Canhoto na Luta

A lateralidade desperta interesse como potencializadora de performance em esportes de combate. Mas, até que ponto? Você sabia que os canhotos tem uma data especial no calendário? Ao longo da

Canhota em destaque: Julia Roberts no holofote

Julia Fiona Roberts nasceu em 28 de outubro de 1967, em Smyrna, Geórgia, nos Estados Unidos. Desde cedo, demonstrou interesse pelas artes, influenciada por sua família — seu irmão Eric

Como os Pais Podem Ajudar no Desenvolvimento da Lateralidade Manual Dominante das Crianças

O desenvolvimento da lateralidade manual dominante é um processo crucial na infância, que impacta não apenas a coordenação motora, mas também o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança. A seguir,