CANHOTOS – Hemisférios Cruzados

Médica explica que o canhotismo tem origem genética e diz que não há vantagens, nem desvantagens em usar a mão esquerda.

De acordo com a neurologia, o canhotismo tem origem genética. Também está relacionado ao funcionamento ”cruzado” dos dois hemisférios cerebrais. O lado direito é responsável por grande parte do controle motor da mão esquerda, e vice-versa.

Como ”grande parte” não significa tudo, há muitas pessoas ”mistas”, como explica a médica gaúcha Márcia Lorena Chaves, coordenadora do Departamento de Neurologia Cognitiva e do Envelhecimento da Academia Brasileira de Neurologia. ”Eu mesma sou destra e faço várias atividades com a esquerda”, conta.

Mãe de um canhoto, ela garante que não existem vantagens nem desvantagens de usar a mão esquerda. Tampouco acredita na ideia de que os destros teriam mais potencial para atividades analíticas, enquanto os canhotos seriam inclinados para as artes. ”Se fosse assim, a humanidade, que é praticamente toda destra, seria ótima em física, química, matemática”, diz.

Para ela, o que talvez exista é um senso de superação maior por parte dos esquerdinos. ”Pode ser que, ao longo dos anos, os canhotos tenham desenvolvido estratégias próprias para sobreviver às dificuldades, e isso os tenha tornado criativos”.

Omar Godoy
Equipe da Folha de Londrina

fonte: Folha de Londrina edição de 05/05/2009

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *