Como desenvolver a coordenação motora fina das crianças canhotas?

Existem várias atividades que podem ajudar a desenvolver a coordenação motora fina em crianças canhotas. Algumas sugestões incluem:

  1. Desenhar e pintar: ofereça às crianças canhotas lápis, canetas e pincéis de tinta projetados para canhotos, além de papéis de boa qualidade. Isso ajudará a melhorar a precisão e o controle do movimento.
  2. Jogos de encaixe: jogos que envolvam encaixar peças ou construir algo com as mãos, como blocos de montar e quebra-cabeças, podem ajudar a desenvolver a coordenação motora fina.
  3. Atividades com massinha: amassar, moldar e cortar massinha de modelar é uma atividade divertida e eficaz para melhorar a destreza das mãos.
  4. Jogos de tabuleiro: jogos que envolvam mover peças ou fichas, como xadrez, damas e jogos de cartas, podem ajudar a melhorar a precisão e o controle dos movimentos das mãos.
  5. Atividades que envolvam o uso de tesoura: ofereça às crianças canhotas tesouras específicas para canhotos e sugira que elas pratiquem recortar linhas retas e curvas.

É importante lembrar que cada criança é única e pode ter necessidades diferentes. Por isso, é importante observar as preferências e habilidades da criança e adaptar as atividades de acordo com suas necessidades.

Assim como nas crianças destras, o desenvolvimento da coordenação motora nas crianças canhotas é um processo gradual e contínuo.

As crianças canhotas podem levar um pouco mais de tempo para desenvolver habilidades motoras finas e grossas com a mão esquerda do que as destras, pois vivemos em uma sociedade que é predominantemente destra e muitos brinquedos e materiais escolares são projetados para destros.

No entanto, é importante lembrar que as crianças canhotas não precisam ser ensinadas a ser destras. É importante permitir que as crianças usem a mão esquerda naturalmente e oferecer-lhes materiais projetados especificamente para canhotos, como tesouras, canetas, lápis, etc.

Além disso, as crianças canhotas devem ser encorajadas a praticar atividades que ajudem a desenvolver a coordenação motora fina e grossa, como jogos de encaixe, atividades com massinha, jogos de tabuleiro, entre outras.

Com o tempo e a prática, as crianças canhotas podem desenvolver habilidades motoras finas e grossas tão boas quanto as destras.

Fontes consultadas:

Quais as contribuições da psicomotricidade no canhotismo?

Os benefícios da psicomotricidade na educação infantil

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *