Disgrafia entre Crianças Canhotas: Desafios e Estratégias de Apoio

Disgrafia entre Crianças Canhotas: Desafios e Estratégias de ApoioA disgrafia é um transtorno de aprendizagem que afeta a capacidade de uma criança em escrever de maneira legível e eficaz. Embora seja uma condição que pode afetar qualquer criança, há particularidades quando se trata de crianças canhotas.

Neste artigo, exploraremos os desafios específicos enfrentados por crianças canhotas com disgrafia e as estratégias de apoio que podem ser implementadas para melhorar suas habilidades de escrita.

A Lateralidade Manual Canhota

A lateralidade manual dominante esquerda, ou ser canhoto, é uma característica que ocorre em aproximadamente 10% da população. Enquanto a maioria das crianças desenvolve a preferência pela mão direita para escrever, desenhar e realizar atividades manuais, as crianças canhotas optam pela mão esquerda.

A lateralidade manual esquerda é uma característica natural e não deve ser vista como um problema em si mesma. No entanto, ao enfrentar a disgrafia, as crianças canhotas podem ter desafios adicionais devido à predominância do ensino e dos materiais destinados a destros.

Desafios da Disgrafia em Crianças Canhotas

As crianças canhotas com disgrafia podem enfrentar diversos desafios ao tentar escrever à mão de forma legível e fluente:

Postura inadequada

Muitas salas de aula são projetadas para destros, o que pode resultar em posturas desconfortáveis para crianças canhotas ao escrever.

Manchas de tinta

A mão esquerda pode arrastar a tinta fresca enquanto escreve, deixando manchas na página e tornando a escrita menos legível.

Materiais de escrita inadequados

Alguns instrumentos como canetas, lápis e tesouras, são projetados para destros, tornando mais difícil para crianças canhotas manuseá-los com eficácia.

Angulação da mão

As crianças canhotas podem ter uma angulação de mão diferente daquela de destros, o que pode afetar a forma como seguram o lápis e como formam as letras.

Estratégias de Apoio

Para ajudar as crianças canhotas com disgrafia a superar esses desafios, é importante implementar estratégias de apoio adequadas:

Ambiente de Aprendizado Inclusivo

Garanta que a sala de aula seja adaptada para acomodar crianças canhotas, com mesas e cadeiras que permitam diferentes posturas.

Materiais Adequados

Forneça materiais de escrita projetados especificamente para canhotos, como canetas que evitem manchas de tinta.

Treinamento da Postura

Ensine as crianças a adotarem uma postura adequada ao escrever, evitando que a mão esquerda arraste sobre o que está sendo escrito.

Prática Regular

Proporcione oportunidades para que as crianças pratiquem a escrita regularmente, desenvolvendo a coordenação motora fina.

Apoio Individualizado

Identifique as necessidades específicas de cada criança e ofereça apoio individualizado, como sessões de terapia ocupacional ou tutoria de escrita.

Reforço Positivo

Incentive e elogie as crianças por seus esforços na melhoria da escrita, criando um ambiente positivo de aprendizado.

Conscientização

Promova a conscientização sobre a lateralidade canhota na escola, sensibilizando os professores e colegas para as necessidades das crianças canhotas.

Conclusão

A disgrafia entre crianças canhotas é um desafio que pode ser superado com o apoio adequado.

É fundamental reconhecer a importância da lateralidade manual e adotar estratégias inclusivas para garantir que todas as crianças tenham a oportunidade de desenvolver suas habilidades de escrita de maneira eficaz.

Com o apoio adequado, as crianças canhotas podem superar os desafios da disgrafia e alcançar seu pleno potencial acadêmico.

 

https://institutoneurosaber.com.br/como-ensinar-criancas-canhotas-a-escrever/

https://soumamae.com.br/dicas-pais-filhos-canhotos/

Implicações da Dislexia e da Disgrafia no Desenvolvimento das Crianças

 

 

One thought on “Disgrafia entre Crianças Canhotas: Desafios e Estratégias de Apoio

  1. Eu não sou de comentar, mas que trabalho maravilhoso. Eu sou canhota, e sofri muito na época da escola, não tinha cadeira adptadas, tinha que escrever com o caderno atravessado na carteira. Hoje estou estudando pedagogia e pretendo ajudar ao máximo as crianças com essas dificuldades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *