Estudo refuta famoso mito sobre os canhotos

Estudo refuta famoso mito sobre os canhotos

 

A relação entre lateralidade manual dominante e habilidade espacial tem sido um campo intrigante de pesquisa.

Durante muitos anos os cientistas buscaram compreender como a preferência por uma mão específica pode influenciar a forma como percebemos e interagimos com o espaço ao nosso redor.

Apesar de usarem amostras pequenas as pesquisas sugeriram que a lateralidade manual dominante pode ter um impacto como as pessoas abordam tarefas que envolvem navegação espacial.

 

Novo estudo

A determinação do efeito da lateralidade manual na habilidade espacial requer uma grande amostra transcultural de participantes, além de uma tarefa de navegação com validade no mundo real.

Um estudo publicado recentemente na Proceedings of the Royal Society B: Biological Sciences, desafiou a relação entre ser destro ou canhoto e as habilidades de navegação espacial.

Analisou o desempenho de navegação de 422.772 participantes de 41 países.

Mas não encontrou evidências confiáveis de qualquer diferença na habilidade espacial entre canhotos e destros em todos os países.

De modo geral,  mostra que a mão dominante esquerda não está associada a um benefício ou a um déficit na habilidade espacial.

A habilidade de navegação espacial foi avaliada com base em níveis específicos do jogo Sea Hero Quest.

Os participantes tinham a missão de navegar um barco virtual até locais designados no mapa.

Estudo refuta famoso mito sobre os canhotos

 

Resultados

Os resultados mostraram que não existe uma diferença significativa na habilidade de navegação espacial entre canhotos e destros.

O estudo abre caminho para futuras investigações mais detalhadas sobre o impacto que a nossa mão dominante pode ter na nossa vida.

 

Considerações finais

A pesquisa sobre a relação entre lateralidade manual dominante e habilidade espacial continua evoluindo e proporcionando conhecimentos valiosos sobre a complexidade do cérebro humano.

 

https://zap.aeiou.pt/mega-estudo-refuta-mito-canhotos-569647

https://royalsocietypublishing.org/doi/10.1098/rspb.2023.1514

https://www.mundocanhoto.blog.br/2024/01/06/lateralidade-manual-e-processamento-espacial/

https://www.mundocanhoto.blog.br/2023/03/06/a-importancia-da-psicomotricidade-no-desenvolvimento-da-coordenacao-motora-fina-das-criancas-canhotas/

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *