Lateralidade cruzada: o que é e como lidar

Lateralidade cruzada: o que é e como lidar

O que é lateralidade cruzada?

Lateralidade é a preferência que cada pessoa tem por um dos lados do corpo, seja na mão, no pé, no olho ou no ouvido.

A maioria das pessoas é destra, ou seja, usa mais o lado direito do corpo, mas há também os canhotos, que usam mais o lado esquerdo.

A lateralidade cruzada ocorre quando a pessoa usa um lado do corpo para uma função e o outro lado para outra função.

Por exemplo, uma pessoa pode ser destra na mão, mas canhota no olho, ou vice-versa.

Isso pode gerar dificuldades na coordenação motora, na orientação espacial, na leitura, na escrita e na aprendizagem.

Quais são as causas da lateralidade cruzada?

A lateralidade cruzada não é uma doença, mas uma característica individual que pode ter origem genética, ambiental ou neurológica.

Algumas possíveis causas são:

  • Hereditariedade: a lateralidade pode ser influenciada pela genética dos pais e dos avós.
  • Estimulação precoce: a forma como a criança é estimulada nos primeiros anos de vida pode favorecer ou inibir o desenvolvimento de uma lateralidade definida.
  • Lesões cerebrais: traumas, infecções, tumores ou acidentes vasculares cerebrais podem afetar a lateralização do cérebro e alterar a lateralidade da pessoa.

Como a lateralidade cruzada pode afetar o desempenho das pessoas?

A lateralidade cruzada pode trazer algumas dificuldades para as pessoas, principalmente na infância e na adolescência, quando o processo de aprendizagem é mais intenso. Algumas das consequências são:

  • Dificuldade na coordenação motora fina e grossa, que pode prejudicar a escrita, o desenho, o recorte, o encaixe, o equilíbrio, a agilidade e a força.
  • Dificuldade na orientação espacial e temporal, que pode dificultar a noção de direita e esquerda, de cima e baixo, de antes e depois, de ontem e hoje.
  • Dificuldade na leitura e na escrita, que pode causar trocas, inversões, omissões ou acréscimos de letras, sílabas ou palavras, além de problemas de compreensão, interpretação e expressão.
  • Dificuldade na aprendizagem, que pode levar a baixo rendimento escolar, desmotivação, frustração, ansiedade, baixa autoestima e até mesmo distúrbios de atenção, hiperatividade e dislexia.

Como lidar com a lateralidade cruzada?

A lateralidade cruzada não é um problema que precisa ser corrigido, mas sim compreendido e respeitado.

Cada pessoa tem seu próprio ritmo e estilo de aprendizagem, e a lateralidade cruzada pode ser uma fonte de criatividade, originalidade e flexibilidade.

No entanto, é importante que as pessoas com lateralidade cruzada recebam apoio e orientação adequados, especialmente na escola, para que possam desenvolver suas potencialidades e superar suas dificuldades.

Algumas dicas são:

  • Realizar uma avaliação psicopedagógica para identificar a lateralidade da pessoa e suas possíveis implicações na aprendizagem.
  • Oferecer atividades lúdicas e pedagógicas que estimulem a coordenação motora, a orientação espacial, a leitura, a escrita e o raciocínio lógico.
  • Respeitar o lado dominante da pessoa e não forçá-la a mudar de mão, de olho ou de ouvido.
  • Adaptar o material escolar e o ambiente de estudo de acordo com a lateralidade da pessoa, por exemplo, colocando o caderno, o livro e a lâmpada do lado dominante.
  • Reforçar a autoconfiança, a autoestima e a autonomia da pessoa, valorizando seus pontos fortes e incentivando seus interesses e talentos.

 

Saiba mais

Lateralidad Cruzada: Estudios e Implicaciones en el Desarrollo Humano

Estudos Atuais sobre Lateralidade Cruzada

Lateralidade Cruzada: Explorando os Estudos e Implicações no Desenvolvimento Humano

Como a lateralidade cruzada afeta o desempenho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *