Disortografia e Canhotismo: Compreendendo os Desafios e Avanços

A disortografia é um transtorno de aprendizagem específico que afeta a habilidade de escrita, manifestando-se principalmente em dificuldades com a ortografia e gramática.

As pessoas com disortografia podem apresentar erros como omissão de letras, substituição de sílabas, troca de sons em palavras e aplicação incorreta de regras gramaticais.

A avaliação e intervenção na disortografia devem ser baseadas na classificação semiológica dos erros, permitindo compreender cada tipo de erro e os fatores cognitivos ou linguísticos implicado.

Quanto ao canhotismo, cerca de 10% da população mundial é canhota, e estudos indicam que pessoas canhotas tendem a ter uma maior conexão entre os hemisférios cerebrais.

Isso pode resultar em diferenças no processamento de informações e na criatividade.

No entanto, pesquisas também sugerem que canhotos têm uma maior propensão a desenvolver distúrbios como dislexia e TDAH.

 

Descobertas e Contribuições

Pesquisadores identificaram variantes raras de um gene envolvido no controle da forma das células, que são mais comuns em pessoas canhotas4.

Essas variantes genéticas podem desempenhar um papel no desenvolvimento da assimetria cerebral que determina a mão dominante.

Além disso, estudos sugerem que canhotos podem ter habilidades verbais mais aprimoradas, embora possam ter um risco ligeiramente maior de sofrer de esquizofrenia e um risco menor de Parkinson.

 

Melhorias para Pessoas Canhotas

As descobertas sobre a genética e a neurologia dos canhotos têm levado a uma maior compreensão e aceitação do canhotismo.

Isso tem contribuído para a criação de ferramentas e ambientes mais inclusivos para canhotos, reduzindo as barreiras que enfrentam em um mundo predominantemente destro.

A conscientização sobre os desafios específicos enfrentados por canhotos, especialmente aqueles com disortografia, tem incentivado abordagens educacionais mais personalizadas e suporte especializado.

Em resumo, os avanços na compreensão da disortografia e do canhotismo têm proporcionado melhorias significativas na vida das pessoas canhotas, permitindo que elas explorem seu potencial sem as limitações impostas por um mundo não adaptado às suas necessidades.

 

Sinais de disortografia – Instituto NeuroSaber

As diferenças psicológicas e cerebrais entre canhotos e destros

O cérebro canhoto: principais diferenças – A Mente é Maravilhosa (amenteemaravilhosa.com.br)

Os Desafios da Dislexia, Disgrafia, Disortografia e Discalculia em Crianças Canhotas

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *