A segunda infância, que abrange o período dos seis aos dez anos, é uma fase crucial para o desenvolvimento da lateralidade manual dominante.
Este artigo explora a formação da preferência manual, sua relação com habilidades cognitivas e a importância de intervenções adequadas.
Formação da Lateralidade Manual Dominante
Durante a segunda infância, as crianças começam a consolidar sua preferência por usar uma mão específica para realizar tarefas motoras finas, como escrever e desenhar.
Este processo é influenciado tanto por fatores genéticos quanto ambientais.
Relação entre Lateralidade Manual e Habilidades Cognitivas
A preferência manual está intimamente ligada à integração sensorial, que é a capacidade do cérebro de processar e interpretar informações sensoriais de maneira eficiente.
Isso é fundamental para o desenvolvimento da coordenação motora final.
Estudos indicam que a lateralidade manual está associada ao desenvolvimento cognitivo.
As crianças com uma lateralidade manual dominante mais clara tendem a ter melhor desempenho em tarefas que exigem pensamento abstrato, resolução de problemas e tomada de decisões.
Aprendizado da Escrita e Desenvolvimento da Linguagem
A lateralidade manual é crucial no aprendizado da escrita.
A habilidade de segurar um lápis corretamente e coordenar os movimentos das mãos é aprimorada quando a criança desenvolve uma lateralidade manual dominante.
Isso impacta diretamente a eficácia do processo de alfabetização.
Além disso, há evidências que sugerem que a lateralidade manual dominante pode influenciar o desenvolvimento da linguagem, relacionando-se com a expressão verbal e a compreensão de conceitos linguísticos.
Coordenação Bilateral e Intervenções
O estabelecimento da lateralidade manual dominante promove a coordenação bilateral, que é a capacidade de usar ambas as mãos de maneira coordenada, essencial para diversas atividades cotidianas e para o desenvolvimento de habilidades mais avançadas,
É importante que o ambiente escolar e familiar ofereça atividades que promovam o uso equilibrado das mãos e estimulem o desenvolvimento motor.
Intervenções e programas de estimulação motora voltados à lateralidade e à organização espacial podem prevenir distorções no processo de aprendizagem das crianças.
Conclusão
O desenvolvimento da lateralidade manual dominante na segunda infância é um aspecto fundamental do crescimento infantil.
Sua relação intrínseca com as habilidades cognitivas destaca a importância de compreender e apoiar esse aspecto do desenvolvimento.
Intervenções adequadas podem ajudar a maximizar o potencial de aprendizado e desenvolvimento das crianças, preparando-as para desafios acadêmicos e sociais futuros.
Saiba mais:
Desenvolvimento da Lateralidade Manual Dominante e Habilidades Cognitivas na Infância