Canhotismo e Desenvolvimento Psicomotor

O canhotismo é a preferência natural por usar o lado esquerdo do corpo para atividades motoras.

Embora seja menos comum do que a destreza, cerca de 10% da população é canhota.

O desenvolvimento psicomotor envolve a integração do movimento corporal com as aquisições cognitivas e emocionais.

Para as crianças canhotas, é essencial que sejam oferecidas oportunidades para explorar e desenvolver as suas habilidades motoras de forma equilibrada.

Contribuições da Psicomotricidade

A psicomotricidade, que estuda a interação entre movimento e desenvolvimento humano, desempenha um papel crucial no desenvolvimento das crianças canhotas.

As atividades psicomotoras ajudam a fortalecer as conexões neurais, promovendo a coordenação motora, o equilíbrio e a percepção espacial.

Essas atividades também incentivam a autoconfiança e a autoconsciência, permitindo que  as crianças conheçam os limites de seus corpos e desenvolvam as habilidades motoras de forma saudável.

Desenvolvimento Cognitivo

O desenvolvimento cognitivo está intimamente ligado ao desenvolvimento motor.

À medida que as crianças exploram o ambiente ao seu redor e se envolvem em atividades físicas, elas fortalecem conexões neurais essenciais para o aprendizado.

Para as crianças canhotas é importante que elas sejam incentivadas a participar de atividades que desafiem as suas habilidades motoras e cognitivas, como brincadeiras que envolvam pegar, lançar e manipular objetos.

Educação e Apoio

Os profissionais de educação infantil e pais desempenham um papel fundamental no apoio ao desenvolvimento psicomotor e cognitivo das crianças canhotas.

Eles devem criar um ambiente inclusivo e acolhedor, onde as crianças possam explorar as suas habilidades sem julgamentos.

Além disso, é importante que sejam oferecidas atividades que promovam a cooperação, a empatia e a respeito pelas diferenças.

Conclusão

O canhotismo não deve ser visto como um obstáculo, mas sim como uma característica única que contribui para a diversidade humana.

única que contribui para a diversidade humana.Com o apoio adequado e atividades psicomotoras, as crianças canhotas podem desenvolver as suas habilidades motoras e cognitivas de forma equilibrada e saudável, promovendo um desenvolvimento integral e completo.

 

Saiba mais:

A psicomotricidade e a origem do canhotismo

Lateralidade – Canhotismo – Dra. Deborah Kerches

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA MAIS

Caligrafia das Crianças Canhotas: Desafios e Estratégias

A caligrafia é uma habilidade essencial no desenvolvimento educacional de uma criança. No entanto, para crianças canhotas, o aprendizado da escrita pode apresentar desafios únicos que requerem atenção especial. Este

Dislexia em Crianças Canhotas

Uma Exploração das Intersecções entre Lateralidade e Aprendizagem A dislexia é um transtorno de aprendizagem que afeta a aquisição da leitura, escrita e habilidades correlatas, independentemente da inteligência, ambiente educacional

Testes para Identificar a Lateralidade Manual Dominante

A lateralidade manual refere-se à preferência natural de um indivíduo pelo uso de uma das mãos para realizar tarefas motoras finas, como escrever, desenhar ou manipular objetos. Identificar a lateralidade