A psicomotricidade e a origem do canhotismo

A psicomotricidade é uma área de estudo que relaciona o movimento corporal com as funções cognitivas e emocionais. Ela se concentra no desenvolvimento da coordenação motora, do equilíbrio, da percepção espacial e temporal, e na integração sensorial e perceptual para aprimorar a comunicação e a expressão corporal.

No que diz respeito à origem do canhotismo, não existe uma explicação clara e definitiva. No entanto, alguns estudos sugerem que pode haver uma conexão entre a lateralidade e a psicomotricidade.

Por exemplo, uma pesquisa publicada no Journal of Child Neurology sugere que a lateralidade pode estar relacionada a desequilíbrios na função cerebral e na coordenação motora. Outro estudo publicado no Journal of Experimental Child Psychology indica que a lateralidade pode ser influenciada pelo desenvolvimento motor, ou seja, pela forma como a criança usa seus membros e desenvolve as suas habilidades motoras durante os primeiros anos de vida.

Embora a causa exata do canhotismo ainda seja desconhecida, a maioria dos especialistas concorda que a lateralidade é uma característica inata e não pode ser modificada.

Isso significa que as pessoas que nascem canhotas são simplesmente diferentes da maioria que nasce destra, e não há nada de errado ou anormal nisso. Na verdade, a canhotice é uma variação natural da lateralidade que ocorre em cerca de 10% da população.

Apesar da causa exata da canhotice permanecer desconhecida é importante respeitar a diversidade e a individualidade de cada pessoa, independentemente de sua lateralidade.

 

Fontes consultadas
https://dradeborahkerches.com.br/lateralidade-canhotismo/

https://psicomotricidade.com.br/historico-da-psicomotricidade/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *