A importância das fases do desenvolvimento da coordenação motora fina das crianças canhotas

As fases do desenvolvimento da coordenação motora fina das crianças canhotas são importantes, pois cada fase é responsável por diferentes habilidades e competências motoras que a criança deve adquirir para realizar atividades manuais com eficiência.

Algumas das fases importantes do desenvolvimento da coordenação motora fina em crianças canhotas incluem:

  1. Fase do controle motor inicial: nessa fase, as crianças estão aprendendo a controlar seus movimentos e aprimorar a força muscular nas mãos e nos dedos. Isso é fundamental para que elas possam realizar tarefas simples, como segurar objetos e mover as mãos e os dedos com precisão.
  2. Fase de habilidades motoras finas básicas: nessa fase, as crianças estão aprendendo habilidades motoras finas básicas, como usar utensílios de cozinha, escrever letras e números e desenhar formas simples. Elas estão aprimorando sua habilidade de coordenar os movimentos dos dedos e das mãos com precisão.
  3. Fase de habilidades motoras finas avançadas: nessa fase, as crianças estão aprimorando suas habilidades motoras finas, como escrever palavras e frases com precisão, desenhar figuras mais complexas e realizar atividades manuais mais detalhadas, como costurar e bordar.

As fases do desenvolvimento são importantes porque cada uma delas contribui para o aprimoramento das habilidades motoras finas que serão necessárias para realizar atividades manuais mais complexas no futuro.

Quando as crianças passam por cada uma dessas fases, elas estão desenvolvendo a habilidade e a coordenação necessárias para executar tarefas manuais com mais facilidade e eficiência.

É muito importante que os pais e os educadores incentivem e ofereçam oportunidades para as crianças praticarem e aperfeiçoarem suas habilidades motoras finas em cada fase do desenvolvimento.

Diversos pesquisadores contribuíram para o estudo do desenvolvimento da coordenação motora fina das crianças canhotas. Entre os principais, destacam-se:

  1. Jean Piaget: um psicólogo suíço que desenvolveu a teoria do desenvolvimento cognitivo infantil. Seus estudos sobre o desenvolvimento da coordenação motora fina destacaram a importância da interação da criança com seu ambiente físico e social para o desenvolvimento motor.
  2. Lev Semionovitch Vigotski:  um psicólogo russo que desenvolveu a teoria sociocultural, que destaca a importância do ambiente social na formação e desenvolvimento da criança. Ele enfatizou a importância da interação social na aprendizagem e no desenvolvimento da coordenação motora fina.
  3. Erna Furman: uma pesquisadora americana que estudou o desenvolvimento da coordenação motora fina em crianças canhotas. Ela identificou que as crianças canhotas apresentavam maior dificuldade no desenvolvimento da habilidade de escrever do que as crianças destras.
  4. Edith Kaplan: uma neuropsicóloga americana que estudou a relação entre a lateralidade e o desempenho motor. Seus estudos apontaram que a coordenação motora fina pode ser influenciada por fatores neurológicos e de lateralidade.

Esses e outros pesquisadores contribuíram significativamente para o estudo do desenvolvimento da coordenação motora fina das crianças canhotas, destacando a importância da interação social, da experiência e do ambiente físico para o desenvolvimento motor.

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