7 coisas que você precisa saber sobre crianças canhotas

Cada item dessa lista pode ajudar seu filho

Gabrielle Molento, Filha de Claudia e Pedro

07 de setembro de 2018

Como a maior parte das pessoas é destra, muitas vezes ter um filho canhoto pode ser mais difícil que o normal e não sabemos o que fazer. Se esse é o seu caso, então você vai querer ler cada item dessa lista:

1. Talvez seu filho não seja canhoto: É isso mesmo. É muito comum para bebês fazer as coisas com ambas as mãos inicialmente enquanto descobrem qual é sua mão dominante. Por volta dos 18 meses, eles devem começam a preferir alguma das duas para funções como comer ou desenhar. No entanto, você só vai ter certeza quando ele tiver 3 anos de idade.

2. Tesouras vão ser difíceis de manejar: Vivemos em um mundo dominado por destros, o que significa que a maior parte das coisas não são feitas para canhotos. Em grande parte das vezes isso não importa muito. No entanto, quando se trata se tesouras, câmeras e mouses, pode ser um problema. Você pode comprar tesouras para canhotos e outros itens que ajude-os também. Porém talvez seu filho prefira treinar para usar os itens de destros ao invés disso.

3. As coisas podem se tornar borradas: Infelizmente, escrever à mão pode ser uma tarefa difícil, ainda mais quando as crianças são novas e ainda estão aprendendo. No mundo ocidental, escrevemos da esquerda para a direita, o que para os canhotos significa que sua mão irá estar cobrindo algo recém-escrito, podendo fazer com que as palavras se transformem em borrões.

4. Troque os talheres de lugar: Durante as refeições você também pode considerar trocar a faca e o garfo de lugar. Novamente, esse item é algo que é de preferência pessoal, até porque, nem todos os canhotos cortam com a mão esquerda. Por isso, pergunte ao seu filho o que é mais fácil para ele e ajude-o a segurar os talheres da maneira correta.

5. Esportes podem se tornar interessantes: A postura ou liderança que seu filho pode exercer nas atividades esportivas também tem muito a ver com ele ser canhoto ou destro. Por exemplo, muitos canhotos chutam com seu pé esquerdo e jogam a bola com a mão esqueda, o que pode fazer com que os esportes inicialmente se tornem um pouco confusos se eles se compararem com outros jogadores. No entanto, nem todos os canhotos usam mãos e pés esquerdos. Quando se trata de esportes, deixe-o tentar usar os dois lados do corpo e ver qual parece mais natural para ele.

6. Instrumentos podem ser confusos: Se a sua família é musical, então talvez você deva trocar as cordas de qualquer instrumento que tenha cordas para seu filho, já que, para os canhotos, as notas ficam ao contrário e precisam ser invertidas. Baterias são outro instrumento que você talvez precise remanejar para se encaixar ao seu filho – posicionando-a de maneira oposta. Pelo menos essas alterações são fáceis!

7. Faça-o se sentir bem: A principal coisa das crianças canhotas e que elas se sintam completamente confortáveis com o fato de que são a minoria e não se sintam inadequadas por isso. Elas nunca devem ser forçadas a usar a mão direita para algo que não lhes pareça natural e que seja mais difícil. Por isso, se seu filho é assim, informe a todos os educadores, professores e conselheiros para dar a ele o suporte que precisa.

Fonte visitada em 30/10/2020

https://paisefilhos.uol.com.br/crianca/7-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-criancas-canhotas/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *