Impactos do Canhotismo no Desenvolvimento Psicomotor da Criança

Impactos do Canhotismo no Desenvolvimento Psicomotor da Criança

O canhotismo, ou a preferência pelo uso da mão esquerda, está presente em cerca de 10% da população mundial.

Embora seja uma variação natural da lateralidade, o canhotismo pode influenciar o desenvolvimento psicomotor das crianças.

Desenvolvimento Psicomotor

A psicomotricidade estuda a relação entre o movimento corporal e as funções cognitivas e emocionais.

Ela abrange três principais dimensões:

  • Motora: Coordenação dos movimentos, equilíbrio e controle corporal.
  • Cognitiva: Percepção, atenção, memória e outras funções mentais.
  • Emocional: Expressão de sentimentos e emoções através do corpo.

Desafios para Crianças Canhotas

As crianças canhotas podem enfrentar dificuldades com a coordenação motora fina, necessária para atividades como escrever, cortar e desenhar.

Isso ocorre porque muitos materiais escolares são projetados para destros.

Muitas vezes, as carteiras escolares e outros móveis não são projetados para canhotos.

Isso pode causar desconforto e dificultar a concentração e o desempenho.

A escrita pode ser um desafio, pois a posição do papel e a forma de segurar o lápis precisam ser ajustadas.

Estratégias de Apoio

  • Materiais escolares adaptados para canhotos, como tesouras e cadernos específicos, podem fazer uma grande diferença.
  • Professores e pais podem ajudar orientando a criança sobre a melhor forma de posicionar o papel e segurar o lápis.
  • Criar um ambiente escolar inclusivo, onde as necessidades dos canhotos sejam reconhecidas e atendidas, pode melhorar a experiência de aprendizagem.

Aspectos Positivos

Estudos sugerem que canhotos podem desenvolver habilidades criativas e de resolução de problemas de maneira diferente.

A necessidade de se adaptar a um mundo predominantemente destro pode ajudar os canhotos a desenvolverem maior resiliência e flexibilidade.

Conclusão

Embora o canhotismo possa apresentar alguns desafios no desenvolvimento psicomotor, com as adaptações e o apoio corretos, essas crianças podem ter um desempenho tão bom quanto seus colegas destros.

Portanto, é essencial que os pais e os educadores estejam cientes dessas necessidades e trabalhem juntos para criar um ambiente de aprendizagem inclusivo e acolhedor.

Saiba mais:

Quais as contribuições da psicomotricidade no canhotismo?

A psicomotricidade e a origem do canhotismo

CONTRIBUIÇÕES DA PSICOMOTRICIDADE PARA ALUNOS QUE APRESENTAM CANHOTISMO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *