Escrita espelho em crianças: o que é e por que ocorre?

Você já viu seu filho escrever letras e números como se estivessem “ao contrário”? Pode ser escrita em espelho. Saiba o que é e por que ocorre.

Seu filho mostra alguns exercícios ou desenhos que fez e você percebe que ele os assinou com seu nome. No entanto, você percebe como, claramente, apesar do fato de ele ter escrito com todas as suas letras, algumas delas parecem estar “ao contrário”. Saiba o que é escrita em espelho e suas possíveis causas.

A escrita espelhada ocorre principalmente entre crianças de 5 a 7 anos, tanto destras quanto canhotos, embora também possa ocorrer em adultos.

Consiste em escrever os caracteres – os números e as letras – na posição invertida, ao contrário da correta, de forma que pareça que se refletem em um espelho.

A posição pode ser vista modificada tanto no plano horizontal quanto vertical, como se o espelho fosse colocado acima das letras.

Por muitos anos essa condição foi associada apenas aos canhotos, mas a realidade é que também pode ser encontrada em quem escreve com a direita. No entanto, como vemos abaixo, nenhuma explicação pode ser encontrada nele.

Causas da escrita espelho

Um dos motivos que poderiam explicar este fenômeno é cerebral e tem a ver com a simetrização ou generalização do espelho, processo que ocorre no cérebro e com o qual elimina a orientação (direita ou esquerda) das imagens ao salvá-las. Ou seja, é um processo que garante que as pessoas possam reconhecer um objeto independentemente de sua orientação.

Nesse caso, por causa disso, é como se as crianças aprendessem de cor a forma dos personagens, mas não como são orientados.

Por outro lado, outra causa que devemos levar em conta é a comportamental, pois ao escrever um personagem de memória é necessário dar-lhe uma orientação, e neste processo entra em jogo o tipo de escrita que se possui. Isso significa que devemos considerar também a cultura em que os mais pequenos se desenvolvem linguisticamente.

Em países cujas línguas principais usam caracteres latinos -que são escritos da esquerda para a direita-, como as crianças tendem a virar para a direita, os caracteres que são escritos para a esquerda (J, Z ou 3, por exemplo) são revertidos para o certo.

Assim, quem escreve da direita para a esquerda tende a modificar os orientados para a direita e a escrever para a esquerda. Ou seja, as crianças tendem a orientar os personagens para onde sua própria escrita é direcionada.

Por outro lado, somados a todos os itens acima, outros motivos que também explicam a escrita no espelho são:

Que as crianças estão começando a saber as letras e os números e ainda não memorizaram a gravura.

Que ainda não têm seu desenvolvimento perceptivo completo, e que não percebem claramente se um número está orientado para um lado ou para o outro.

Que estão desenvolvendo sua lateralidade e dominando-a, de modo que ainda não conceberam a orientação espacial adequada do que escrevem.

Que têm algum outro tipo de complicação associada, como problemas de memória, baixa discriminação visual ou falta de atenção.

Original em espanhol visitado em 27/12/2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *