Desenvolvimento da lateralidade dominante em crianças canhotas e sua relação com problemas no desenvolvimento da criatividade

Introdução

A lateralidade dominante é a preferência por usar um dos lados do corpo, geralmente a mão, para a realização de atividades cotidianas.

A maioria da população mundial é destras, ou seja, prefere usar a mão direita para a maioria das tarefas manuais.

No entanto, uma pequena parcela da população é canhota, o que significa que eles têm preferência pelo uso da mão esquerda para realizar essas atividades.

A lateralidade dominante é um traço que se desenvolve ao longo da infância, e é essencial compreender como esse processo afeta aspectos importantes, como a criatividade das crianças canhotas.

Desenvolvimento da lateralidade dominante

O desenvolvimento da lateralidade dominante começa a se manifestar nos primeiros anos de vida da criança. Por volta dos 2 a 3 anos de idade, os sinais de preferência por uma das mãos começam a ficar mais evidentes.

No entanto, é importante notar que o processo de estabelecimento da lateralidade pode ser lento e não se completa necessariamente durante a primeira infância.

Na maioria das crianças, a lateralidade estará bem estabelecida até os 6 a 7 anos de idade. Porém, em algumas crianças, esse processo pode se estender até a adolescência.

Além disso, é relevante ressaltar que a lateralidade dominante não se limita apenas às mãos, mas também pode ser expressa em relação aos olhos, pés e ouvidos.

Crianças canhotas: uma minoria especial

Estima-se que apenas cerca de 10% da população seja canhota. Desde muito cedo, as crianças canhotas podem se deparar com desafios, já que a maioria do mundo é projetada para pessoas destras.

Isso pode resultar em situações desconfortáveis ou dificuldades ao aprender a escrever, usar tesouras, instrumentos musicais e até mesmo brinquedos específicos.

No entanto, é essencial que a sociedade ofereça suporte adequado e crie um ambiente inclusivo para que as crianças canhotas possam se desenvolver sem restrições.

Criatividade e lateralidade dominante

A criatividade é uma capacidade essencial do ser humano e desempenha um papel vital em várias áreas da vida.

Ela envolve a habilidade de pensar “fora da caixa”, encontrar soluções inovadoras para problemas e expressar ideias originais e únicas.

A relação entre a lateralidade dominante das crianças canhotas e sua criatividade tem sido objeto de interesse na psicologia e na pesquisa educacional.

Vários estudos sugerem que crianças canhotas possuem maior probabilidade de apresentar tendências criativas em comparação com seus colegas destras.

Isso pode estar relacionado a uma maior ativação do hemisfério cerebral direito em indivíduos canhotos, que geralmente está associado a processos criativos e de pensamento divergente.

O hemisfério cerebral esquerdo, que é dominante na maioria dos destros, está mais relacionado a processos de pensamento lógico e analítico.

Essa predominância do hemisfério cerebral direito pode contribuir para uma abordagem mais imaginativa e inovadora para a solução de problemas e para a expressão de ideias.

Dessa forma, as crianças canhotas podem trazer perspectivas únicas e diferentes ao enfrentar desafios, o que é uma vantagem valiosa em muitas áreas da vida.

Estimulando a criatividade em crianças canhotas

É importante que pais, educadores e a sociedade em geral valorizem e apoiem as habilidades únicas das crianças canhotas.

Aqui estão algumas estratégias para estimular a criatividade dessas crianças:

Ambiente de inclusão:

Desenvolvimento da lateralidade dominante em crianças canhotas e sua relação com problemas no desenvolvimento da criatividadeGaranta que as crianças canhotas tenham acesso a ferramentas e materiais adequados, como tesouras e instrumentos musicais específicos para canhotos.

Isso lhes permitirá explorar suas habilidades sem restrições e constrangimentos.

Estímulo à Expressão:

Encoraje as crianças a expressarem suas ideias, pensamentos e sentimentos livremente, seja por meio da arte, música, escrita ou outras formas criativas. Respeite suas escolhas e valorize suas contribuições.

Exploração de atividades criativas:

Desenvolvimento da lateralidade dominante em crianças canhotas e sua relação com problemas no desenvolvimento da criatividadeOfereça oportunidades para que as crianças canhotas experimentem diferentes atividades criativas, como pintura, desenho, teatro, dança, entre outras. A diversidade de experiências ajuda a desenvolver a criatividade em várias áreas.

 

 

Respeito à Individualidade:

Reconheça que cada criança é única, independentemente de ser canhota ou destra. Evite estereótipos e crenças limitantes sobre habilidades com base na lateralidade.

Conclusão

O desenvolvimento da lateralidade dominante em crianças canhotas é um processo complexo, mas valorizar e apoiar suas características únicas pode ter um impacto positivo em sua criatividade.

Ao criar um ambiente de inclusão e encorajar a expressão criativa, podemos ajudar a promover o desenvolvimento pleno das habilidades dessas crianças.

Celebrar a diversidade da lateralidade dominante é fundamental para construir uma sociedade que valoriza a criatividade e o potencial único de cada indivíduo, independentemente da mão que eles usam para escrever ou criar.

 

Fonte

https://dradeborahkerches.com.br/lateralidade-canhotismo/page/14/?et_blog

https://bebe.abril.com.br/desenvolvimento-infantil/destra-ou-canhota-quando-a-crianca-define-a-mao-dominante/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *