Mundo Canhoto 20 anos

Mundo Canhoto – O nascimento

Mundo Canhoto 20 anos

 

Em meados do mês de julho de 2003 resolvi pesquisar na internet a respeito dos canhotos. Afinal de contas sou um deles. Em poucos minutos encontrei muitas informações interessantes nos idiomas italiano, inglês, francês, espanhol e português.

No entanto, ao longo da minha pesquisa notei que eram poucos os sites brasileiros dedicados ao assunto. A maior parte das informações que encontrei em português eram da terra de Camões.

Diante disso a primeira ideia que tive foi a de compartilhar todas estas informações com os canhotos, bem como com aquelas pessoas que mesmo sendo destras admiram os canhotos.

Usei o programa Microsoft FrontPage 2000 para desenvolver os arquivos em HTML (HyperText Markup Language), uma linguagem de marcação utilizada para criar páginas na internet.

Era um software de criação e edição de sites desenvolvido pela Microsoft que permitia que usuários sem conhecimento em programação pudessem criar e publicar seus próprios sites na internet.

O primeiro passo consistiu na definição da estrutura do site e como o conteúdo seria apresentado para os visitantes. Esta fase exigiu muitos testes até chegar na versão que seria hospedada na internet.

Antes de escolher o local de hospedagem fiz algumas pesquisas e defini que o Mundo Canhoto ficaria hospedado no Geocities, um serviço gratuito e bastante e amigável.

 

Mundo Canhoto – o primeiro ano de vida

Para que o Mundo Canhoto aparecesse nos buscadores era necessário fazer um cadastro e aguardar alguns dias.

Cerca de dois meses antes do primeiro aniversário do Mundo Canhoto enviei um email para diversos meios de comunicação.

Para a minha surpresa recebi um contato de um jornal de Curitiba pedindo uma entrevista.

Ela foi publicada com o título de Vida de canhoto não é fácil e tratou de vários assuntos relacionados às dificuldades enfrentadas diariamente pelas pessoas canhotas. Fiquei muito contente em poder contribuir para a reportagem.

Mundo Canhoto 20 anos

 

Mundo Canhoto – o crescimento

O Mundo Canhoto não possui um público alvo específico, pois o seu conteúdo é destinado a todas as pessoas que demonstrem interesse e/ou simpatia pelo canhotismo.

As pessoas canhotas são em maior número, mas ao longo do tempo foi possível perceber o interesse de pais destros em busca de informações sobre como agir com os seus filhos canhotos.

Sendo assim as buscas por novos conhecimentos continuaram e o conteúdo foi crescendo. Depois de algum tempo foi possível perceber que o Mundo Canhoto passou a receber visitas de pessoas das mais diversas partes do Brasil e até de outros países.

 

Mundo Canhoto – a primeira década

Desde o seu nascimento o Mundo Canhoto teve como missão contribuir na divulgação de informações a respeito das pessoas que possuem a lateralidade esquerda como a dominante.

Ao longo dos primeiros dez anos de vida do Mundo Canhoto a busca por informações foi constante, pois sempre podemos encontrar algo novo que pode ampliar os nossos conhecimentos ou até mesmo esclarecer dúvidas.

Tivemos a oportunidade de contribuir com reportagens para o Jornal do Estado e Folha de Londrina e participar de uma entrevista na rádio CBN Curitiba.

 

Mundo Canhoto – Conquistando espaço

Com o passar do tempo o Mundo Canhoto se tornou conhecido e passou a ser uma fonte de consulta para quem desejava se aprofundar nos assuntos relacionados às pessoas canhotas.

Sem dúvida uma boa contribuição foi a comunidade no Orkut, uma rede social muito popular no Brasil.

Para interagir melhor com canhotos das mais diversas partes do Brasil criei uma comunidade no Orkut. A comunidade contou também com a participação de canhotos de outros países.

Em agosto de 2011 o Mundo Canhoto foi criado o grupo no Facebook. Uma boa parte dos membros fazia parte da comunidade no Orkut.

Em janeiro de 2023 o Mundo Canhoto passou a marcar a sua presença no Instagram.

Mundo Canhoto – a segunda década

Em agosto de 2013 o Mundo Canhoto chegou aos seus dez anos de vida.

Durante este tempo a busca por informações foi constante, pois sempre é possível encontrar algo novo que pode ampliar os nossos conhecimentos ou até mesmo esclarecer dúvidas.

Tive a oportunidade de contribuir com reportagens para o Jornal do Estado e Folha de Londrina  e a participar de uma entrevista na rádio CBN Curitiba.

O grupo no Facebook foi muito importante para o crescimento do Mundo Canhoto. Aos poucos ele foi recebendo pessoas dos mais diversos cantos do Brasil e até de outros países. Uma delas pertencia a comunidade no Orkut.

Em uma das minhas pesquisas encontrei no Youtube um canal chamado Canhotopia, com um conteúdo muito interessante produzido pela Emanuela Correa.

No dia 13 de agosto de 2022 em comemoração ao Dia do Canhoto aconteceu a primeira live de Canhotopia e Mundo Canhoto. Durante cerca de uma hora foram abordados vários assuntos relacionados aos canhotos.

Ficamos contentes com o resultado e resolvemos realizar lives mensais.

Um mês depois durante as minhas férias em Brasília tive a oportunidade de conhecer pessoalmente a Emanuela. Sem dúvida foi um encontro muito positivo e gratificante.

O início de 2023 foi marcado pela entrada do Mundo Canhoto no Instagram. Sem dúvida mais um canal para compartilhar informações a respeito dos canhotos.

Mundo Canhoto 20 anos

 

Estatísticas do Mundo Canhoto

Países

  1. Brasil
  2. EUA
  3. Portugal
  4. México
  5. França
  6. Espanha
  7. Venezuela
  8. Itália
  9. Argentina
  10. Colômbia
  11. Canadá
  12. Portugal
  13. Peru
  14. Bolívia
  15. Angola
  16. Equador
  17. Japão
  18. Reino Unido
  19. Alemanha
  20. Rússia

Buscadores

Google

Bing

Yahoo

 

Buscas nos últimos 90 dias

escrita espelhada canhoto111
falso ambidestro234
ambidestro14.609
loja para canhotos80
teste de lateralidade61
produtos para canhotos106
loja para canhotos online68
ambidestro é mais inteligente579
como saber se sou ambidestro301
lateralidade cruzada2.944

 

Dispositivos

Celular 75,1%

Desktop 24,2%

Tablet 0,7%

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *