Ser canhoto ou destro interfere no desenvolvimento?

Você sabe se ser canhoto ou destro interfere no desenvolvimento da criança? A resposta é não! Ser canhoto significa que o lado do cérebro dominante é o direito, responsável pelas emoções e imaginação. Já os destros têm o lado direito, ligado à lógica e matemática, mais influente.

Especialistas afirmam que não há nada que impeça uma criança que escreve com a mão esquerda de se desenvolver tão bem quanto uma destra ou ambidestra (que escreve com ambas as mãos).

Atualmente 10% da população mundial é canhota e, embora já haja no mercado itens específicos, muitas pessoas acabam se adaptando aos produtos destinados aos destros.

Por isso, para os canhotos o apoio dos pais é essencial durante a estabilização da mão preferida, principalmente dos seis aos 8 anos.

E como saber se meu filho será canhoto?

  • É possível notar a predominância de um dos lados se o bebê usa mais uma das mãos que as outras na hora de comer ou brincar. No entanto, a definição se dá apenas próximo dos seis anos, idade em que a criança começa a ser alfabetizada.
  • Mas atenção: a escolha da mão favorita deve acontecer de forma natural. Não force a criança a escrever com a mão direita, por exemplo.
  • Há casos em que crianças obrigadas a usar uma das mãos desenvolvem gagueira, dislexia e outros problemas na fala e na escrita.
  • É normal, no início, a criança canhota começar a escrever as palavras de trás para frente. Fique atento e peça auxílio aos professores nesse período.
  • Estimule sempre a coordenação motora com jogos e brincadeiras que envolvam todo o corpo.
  • Cheque se na escola existem equipamentos como carteiras próprias para canhotos;
  • Quando for ensinar alguma coisa, fiquei de frente para a criança canhota. Assim ela terá uma visão de espelho, o que facilita o aprendizado;
  • E caso seu filho sofra algum tipo de discriminação na escola por ser canhoto, mostre a ele algumas pessoas famosas canhotas e explique a importância delas em suas áreas de atuação.
  • Alguns exemplos de canhotos são Albert Einstein, Barack Obama, Ayrton Senna, Julia Roberts, Leonardo da Vinci, Michelângelo, Paul McCartney.

E todos eles foram longe! Portanto, que fique claro que ser canhoto ou destro interfere no desenvolvimento! Deixe a sua criança livre!

Fonte visitada em 07/10/2020

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *