13/08 – Dia Internacional do Canhoto

No dia 13 de agosto é comemorado o Dia Internacional do Canhoto. Foi criado pelos britânicos com o objetivo de chamar a atenção para as dificuldades enfrentadas pelos canhotos em um mundo na sua maioria “direito”.

Canhoto é a pessoa que escreve ou utiliza predominantemente a mão esquerda, enquanto que uma pessoa destra utiliza a mão direita para realizar a maioria das atividades corriqueiras, como escrever, por exemplo.

Os canhotos já sofreram muito preconceito no passado e, ainda hoje, muitas culturas discriminam as pessoas que utilizam a mão esquerda.

As dificuldades começam ainda na infância, quando alguns pais ainda obrigam seus filhos a escreverem com a mão direita. Interferir na preferência manual da criança pode gerar sérios problemas de aprendizagem como dificuldades de escrita e até problemas para ler e se expressar.

A rotina diária de um canhoto pode se mostrar uma tarefa complexa, pois o mundo é projetado para os destros. Portanto a adaptação faz parte do vocabulário do canhoto, que tem de aprender a viver em um mundo “espelhado”.

O Dia do Canhoto foi celebrado pela primeira vez em 13 de agosto de 1976. Mas a data só foi oficializada na década de 1990, por iniciativa do clube britânico Left-Handers Day Club, que lutava contra o preconceito que sofriam por serem canhotos.

A origem para a escolha da data tem duas explicações. A primeira delas é que naquele ano o dia 13 de agosto era um sexta-feira, sublinhando divertidamente a superstição que rodeou os canhotos durante anos. A outra explicação é de que um dos fundadores da entidade aniversariava naquela data.

One thought on “13/08 – Dia Internacional do Canhoto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *