Por que Leonardo da Vinci escreveu ao contrário?

Por que Leonardo da Vinci escreveu ao contrário?

1. Leonardo era canhoto?

Ser canhoto nessa época implicava em sérios problemas ao escrever com tinta e caneta, como alguém escreve com sua própria mão mancha a página novamente, o dano pode ser mais do que evidente.

Então, por que não escrever da direita para a esquerda? Pode ser uma possibilidade, sem dúvida, mas a realidade é que ele sabe com certeza que Leonardo da Vinci era ambidestro.

2. Escrever no espelho pode ser uma forma de proteger suas idéias e projetos de olhares indiscretos (especialmente da Igreja Católica).

É uma teoria que vários estudiosos sustentam há muito tempo … mas a verdade é que até uma criança sabe que, colocando um espelho sobre seus textos, eles podem ser lidos com facilidade.

Embora o curioso é que Leonardo só usou essa criptografia para determinados documentos, apenas aqueles que continham ideias ou projetos, textos que de alguma forma, ele não queria que fossem acessíveis a algumas pessoas.

3. Da Vinci sofria de dislexia?

A escrita espelhada às vezes está presente em crianças pequenas, nos primeiros estágios de maturidade do desenvolvimento, onde o processo de leitura-escrita ainda não se estabeleceu. A orientação esquerda-direita é confusa e a posição das letras é alterada. Uma suposição a respeito desse fato é que talvez Leonardo da Vinci sofresse de dislexia . Infelizmente, não há dados para refutar esse fato ou explicar por que, diante da dislexia, eu teria que escrever apenas alguns textos na escrita espelhada e não todos.

4. Leonardo da Vinci queria ascender a planos superiores de consciência.

Esta teoria se baseia na paixão deste artista em desenvolver suas capacidades pessoais , uma espécie de exercício com o qual faz seu cérebro trabalhar para forçá-lo a melhorar, a ser mais ágil e criativo .

Tarefa que aplicou ao seu quotidiano com a qual encriptar certos documentos que não queria deixar à vista da Igreja. Seus conhecimentos e estudos foram às vezes grandes desafios e provocações para o dogma católico, tornando-os difíceis de ler era talvez um meio inocente de mantê-los afastados. E também uma forma de melhorar sua inteligência.

Hoje ainda não sabemos porque Leonardo da Vinci escrevia no espelho, mas talvez, questionar-nos, investigar e procurar respostas, favoreça também as nossas capacidades pessoais, tal como este rapaz se procurava.

Fonte visitada em 21/08/2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *