Por que Leonardo da Vinci escreveu ao contrário?

1. Leonardo era canhoto?

Ser canhoto nessa época implicava em sérios problemas ao escrever com tinta e caneta, como alguém escreve com sua própria mão mancha a página novamente, o dano pode ser mais do que evidente.

Então, por que não escrever da direita para a esquerda? Pode ser uma possibilidade, sem dúvida, mas a realidade é que ele sabe com certeza que Leonardo da Vinci era ambidestro.

2. Escrever no espelho pode ser uma forma de proteger suas idéias e projetos de olhares indiscretos (especialmente da Igreja Católica).

É uma teoria que vários estudiosos sustentam há muito tempo … mas a verdade é que até uma criança sabe que, colocando um espelho sobre seus textos, eles podem ser lidos com facilidade.

Embora o curioso é que Leonardo só usou essa criptografia para determinados documentos, apenas aqueles que continham ideias ou projetos, textos que de alguma forma, ele não queria que fossem acessíveis a algumas pessoas.

3. Da Vinci sofria de dislexia?

A escrita espelhada às vezes está presente em crianças pequenas, nos primeiros estágios de maturidade do desenvolvimento, onde o processo de leitura-escrita ainda não se estabeleceu. A orientação esquerda-direita é confusa e a posição das letras é alterada. Uma suposição a respeito desse fato é que talvez Leonardo da Vinci sofresse de dislexia . Infelizmente, não há dados para refutar esse fato ou explicar por que, diante da dislexia, eu teria que escrever apenas alguns textos na escrita espelhada e não todos.

4. Leonardo da Vinci queria ascender a planos superiores de consciência.

Esta teoria se baseia na paixão deste artista em desenvolver suas capacidades pessoais , uma espécie de exercício com o qual faz seu cérebro trabalhar para forçá-lo a melhorar, a ser mais ágil e criativo .

Tarefa que aplicou ao seu quotidiano com a qual encriptar certos documentos que não queria deixar à vista da Igreja. Seus conhecimentos e estudos foram às vezes grandes desafios e provocações para o dogma católico, tornando-os difíceis de ler era talvez um meio inocente de mantê-los afastados. E também uma forma de melhorar sua inteligência.

Hoje ainda não sabemos porque Leonardo da Vinci escrevia no espelho, mas talvez, questionar-nos, investigar e procurar respostas, favoreça também as nossas capacidades pessoais, tal como este rapaz se procurava.

Fonte visitada em 21/08/2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*