INCLUSÃO: TRANSTORNOS DE LATERALIZAÇÃO

Os alunos, com transtornos na lateralização, poderão apresentar dificuldades na velocidade e eficácia dos movimentos.

Muitas vezes, no ambiente escolar, a lateralização está relacionada ao reconhecimento e evocação das noções de direita e esquerda. Até os sete anos não é preocupante o fato de o aluno ter dificuldades para identificar a direita e a esquerda.

Os maiores problemas, relacionados a lateralização, estão relacionados aos casos de alunos ambidestros, canhoto contrariado e os que apresentam lateralidade cruzada.

As vezes os alunos tem consciência da lateralização mas não tem da direcionalidade, ou seja, podem se localizar nas noções de direita e esquerda em si, manifestam dificuldades ou não na identificação nos outros, mas não lidam com a direcionalidade no espaço demonstrando dificuldades em realizarem deslocamentos para a direita e esquerda.

No início, a criança deve identificar direita e esquerda no seu próprio corpo para depois fazer a projeção desta referência para o mundo e demais objetos.

A aprendizagem do traço gráfico exige o domínio específico de uma só mão e não das duas ao mesmo tempo. Na garatuja, ela já começa a fazer esta definição a qual ela vai lateralizar, definir e afirmar.

Os transtornos na lateralidade incluem a criança ambidestra, o canhoto contrariado e a lateralidade cruzada. A lateralidade cruzada deve preocupar, principalmente, quando há uma dominância manual e visual inversa, ou seja, dominância visual esquerda e manual direita, ou vice e versa. Sendo assim, a criança apresentará dificuldades na eficácia e na velocidade dos movimentos.

Até os seis anos a criança deve reconhecer a direita e a esquerda em si mesmo, a partir dos sete anos pode perceber de acordo com o ponto de vista do outro e os deslocamentos por volta dos 10 anos.

As crianças com dificuldades e transtornos na lateralização, poderão ter dificuldades na leitura e escrita onde poderemos constatar dificuldades para captar as diferentes variações nas direções que vai levar inversão na leitura de letras e números, leitura e escrita espelhada, dificuldades nos cálculos e troca de lugar das consoantes nas palavras.

Fonte visitada em 21/08/2022

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *