Cientistas identificaram os genes associados à canhotice

Por Emily Dixon, CNN

Celebrar a diversidade da lateralidade dominante é fundamental para construir uma sociedade que valoriza a criatividade e o potencial único de cada indivíduo, independentemente da mão que eles usam para escrever ou criar.

Pela primeira vez, cientistas identificaram as diferenças genéticas associadas à canhotice, uma característica encontrada em 10% da população humana.

Além disso, essas variantes genéticas resultam em diferenças na estrutura cerebral, o que pode significar que pessoas canhotas têm habilidades verbais superiores em relação à maioria de destros.

Enquanto pesquisas anteriores com gêmeos indicaram que os genes são pelo menos parcialmente responsáveis pelo controle da canhotice, o novo estudo, realizado por cientistas da Universidade de Oxford e publicado na revista Brain, é o primeiro a identificar quais variantes genéticas distinguem os canhotos dos destros.

A pesquisa pode sugerir uma correlação potencial entre canhotice e habilidades verbais superiores, disse Akira Wiberg, pesquisador do Medical Research Council na Universidade de Oxford e que trabalhou no estudo.

“Isso levanta a intrigante possibilidade de que, em pesquisas futuras, os canhotos possam ter vantagem ao realizar tarefas verbais, mas deve-se lembrar que essas diferenças foram observadas apenas como médias em um grande número de pessoas e nem todos os canhotos serão iguais”, disse ele em comunicado à imprensa.

Mais pesquisas devem ser conduzidas para testar essa vantagem potencial, de acordo com Gwenaëlle Douaud, autora sênior do estudo e pesquisadora no Wellcome Centre for Integrative Neuroimaging, na Universidade de Oxford.

“Precisamos avaliar se essa maior coordenação das áreas de linguagem entre o lado esquerdo e direito do cérebro em canhotos realmente lhes confere vantagem em habilidades verbais. Para isso, precisamos fazer um estudo que também inclua testes detalhados e aprofundados de habilidades verbais”, disse ela.

Regiões genéticas

Financiados pelo Medical Research Council do Reino Unido e pela Wellcome, uma instituição de caridade britânica de pesquisa médica, os pesquisadores estudaram o DNA de 400.000 pessoas, incluindo 38.332 canhotos, no UK Biobank, um banco de dados que contém informações de saúde de voluntários em todo o país.

Eles identificaram quatro regiões genéticas associadas à canhotice; três dessas regiões estavam relacionadas a proteínas que influenciam a estrutura e o desenvolvimento do cérebro. Especificamente, as proteínas estavam ligadas aos microtúbulos, um componente do “esqueleto” celular ou citoesqueleto.

O citoesqueleto determina a estrutura das células, bem como a forma como elas operam dentro do corpo. Pesquisas anteriores demonstraram a influência do citoesqueleto na “assimetria esquerda-direita” em outras espécies.

“A maioria dos animais apresenta assimetria esquerda-direita em seu desenvolvimento, como conchas de caracóis enrolando-se para a esquerda ou para a direita”, disse Douaud.

Ao analisar imagens cerebrais de cerca de 10.000 pessoas estudadas, os pesquisadores descobriram que as variantes genéticas relacionadas à canhotice estavam associadas a diferenças nas trilhas de matéria branca do cérebro – em particular, as trilhas que conectam as áreas do cérebro associadas à linguagem.

Além disso, segundo Douaud disse à CNN, a pesquisa indicou que, em pessoas canhotas, “os lados esquerdo e direito do cérebro se comunicam de maneira mais coordenada.

As pessoas canhotas demonstram “uma maior sincronização das oscilações naturais do cérebro, e essas oscilações ainda acontecem quando você está ocioso”, disse ela, uma sincronização que ocorre “precisamente novamente nas regiões cerebrais dedicadas à linguagem.”

O estudo também indicou uma associação entre os aspectos do desenvolvimento cerebral relacionados à lateralidade e a probabilidade de desenvolver esquizofrenia ou doença de Parkinson.

Dominic Furniss, autor sênior do estudo ao lado de Douaud e pesquisador no Nuffield Department of Orthopaedics, Rheumatology, and Musculoskeletal Science de Oxford, disse à CNN: “Há muito se sabe que existem ligeiramente mais canhotos entre os pacientes com esquizofrenia do que na população em geral. Por outro lado, há um número um pouco menor de canhotos com doença de Parkinson do que na população em geral.”

A nova pesquisa, segundo Furniss, “sugere que essas doenças, juntamente com a lateralidade, são produtos de diferenças fundamentais no desenvolvimento cerebral, algumas das quais são impulsionadas por genes.”

No entanto, os pesquisadores ressaltaram que a associação entre canhotice, esquizofrenia e doença de Parkinson indica apenas correlação, não causação, e que a diferença em termos do número de pessoas com as doenças é muito pequena.

Original em inglês