Como ajudar as crianças canhotas a escrever melhor

Como ajudar as crianças canhotas a escrever melhorConfira algumas dicas para facilitar o desenvolvimento da escrita das crianças que usam a mão esquerda

Os desafios das crianças canhotas

Muitas crianças canhotas enfrentam dificuldades para aprender a escrever, especialmente em um mundo que parece ser feito para os destros.

Elas podem se sentir desmotivadas, frustradas ou inseguras ao ver que sua letra é diferente da maioria dos colegas, ou que precisam se adaptar a materiais e métodos que não são adequados para elas.

Além disso, as crianças canhotas podem ter problemas de postura, coordenação motora, grafismo e até mesmo de autoestima.

Como os pais e professores podem ajudar

Para que as crianças canhotas possam desenvolver sua escrita de forma saudável e prazerosa, é importante que os pais e os professores estejam atentos às suas necessidades e dificuldades, e que ofereçam apoio e orientação adequados.

Veja algumas dicas que podem ajudar nesse processo:

  • Respeite a lateralidade da criança. Não tente forçá-la a usar a mão direita, pois isso pode causar confusão, inibição e até mesmo traumas. A criança deve ser estimulada a usar a mão que se sente mais confortável e natural.
  • Escolha materiais adequados. Existem canetas, lápis, tesouras, cadernos e outros materiais específicos para canhotos, que facilitam o manuseio e a escrita. Se não for possível adquirir esses produtos, opte por materiais que não borrem, que tenham ponta fina e que sejam confortáveis de segurar.
  • Ajuste a posição do papel. O papel deve estar inclinado para a direita, formando um ângulo de cerca de 45 graus com a borda da mesa. Isso permite que a criança veja o que está escrevendo sem precisar curvar o pulso ou o corpo, e evita que ela arraste a mão sobre a tinta.
  • Ensine a forma correta de segurar o lápis. A criança deve segurar o lápis entre o polegar e o indicador, com o dedo médio apoiando por baixo. O lápis deve estar a uma distância de cerca de 2 a 3 cm da ponta, e não deve ser pressionado com muita força. A criança deve relaxar a mão e o braço, e fazer movimentos suaves e fluidos.
  • Elogie e incentive a criança. Mostre que você valoriza o esforço e o progresso da criança, e que a escrita é uma forma de expressão e comunicação. Não critique a letra ou a velocidade da criança, mas sim reconheça suas qualidades e potenciais. Lembre-se de que ser canhoto não é um defeito, mas sim uma característica que pode trazer muitos benefícios e vantagens.

Saiba mais:

https://www.soucanhoto.com.br/escrita-das-criancas-canhotas

https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/desenvolvimento-da-escrita-por-criancas-canhota.htm

https://www.falaai.com.br/post/canhotice-e-transtorno-de-aprendizagem

https://www.mundocanhoto.blog.br/2023/09/23/transtornos-na-escrita-de-criancas-canhotas-estrategias-e-solucoes/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *