Canhotos na infância: desafios e oportunidades

Canhotos na infância: desafios e oportunidades

Introdução

A canhotice é uma característica que afeta cerca de 10% da população mundial, sendo definida como a preferência pelo uso da mão esquerda para realizar a maioria das atividades.

Embora seja uma variação natural da lateralidade humana, os canhotos ainda enfrentam muitos obstáculos e preconceitos na sociedade, especialmente na infância, quando o desenvolvimento cognitivo está em pleno curso.

Neste artigo, vamos explorar as causas, as consequências e as possíveis soluções para as dificuldades que as crianças canhotas podem enfrentar na escola e na vida.

Causas da canhotice

Ainda não há uma explicação definitiva para a origem da canhotice, mas existem diversas teorias que tentam elucidar os fatores genéticos, biológicos e ambientais que podem influenciar na preferência manual.

Alguns estudos sugerem que a canhotice é determinada por um gene dominante, que pode ser herdado dos pais ou surgir por mutação.

Outros apontam que a canhotice está relacionada com a assimetria cerebral, ou seja, a diferença entre os hemisférios direito e esquerdo do cérebro, que são responsáveis por diferentes funções cognitivas.

Há também pesquisas que indicam que a canhotice pode ser influenciada por fatores externos, como o estresse da mãe durante a gestação, a posição do feto no útero ou a exposição a hormônios.

Consequências da canhotice

A canhotice pode trazer vantagens e desvantagens para o desenvolvimento cognitivo das crianças.

Por um lado, alguns estudos mostram que os canhotos têm maior criatividade, flexibilidade mental, habilidade espacial e capacidade de resolver problemas complexos, pois utilizam mais o hemisfério direito do cérebro, que é associado a essas funções.

Por outro lado, os canhotos podem ter mais dificuldades de aprendizagem, de linguagem, de memória e de atenção, pois precisam se adaptar a um mundo predominantemente destro, que exige mais o hemisfério esquerdo do cérebro, que é responsável por essas habilidades.

Além disso, os canhotos podem sofrer com a falta de materiais adequados, a discriminação, a baixa autoestima e o estigma social, que podem afetar sua motivação, seu desempenho e seu bem-estar.

Soluções para a canhotice

Para minimizar as dificuldades e potencializar as habilidades das crianças canhotas, é preciso que haja uma maior conscientização, respeito e apoio por parte dos pais, dos educadores e da sociedade em geral.

Algumas medidas que podem ajudar são:

  • Identificar e estimular a preferência manual da criança desde cedo, sem forçá-la a mudar ou a se adequar ao padrão destro.
  • Oferecer materiais e ferramentas adaptados para os canhotos, como tesouras, lápis, cadernos, instrumentos musicais, entre outros.
  • Ensinar técnicas e estratégias específicas para os canhotos, como a forma correta de segurar o lápis, de escrever, de recortar, de desenhar, etc.
  • Proporcionar um ambiente de aprendizagem diversificado, que valorize as diferentes formas de pensar, de expressar e de interagir dos canhotos.
  • Combater os mitos, os estereótipos e os preconceitos sobre a canhotice, promovendo uma cultura de inclusão, de tolerância e de reconhecimento da diversidade.

Saiba mais

O cérebro canhoto: principais diferenças – A Mente é Maravilhosa (amenteemaravilhosa.com.br)

Dislexia e o desenvolvimento cognitivo em crianças canhotas (mundocanhoto.blog.br)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *