Lateralidade manual dominante esquerda: estudos e descobertas

Lateralidade manual dominante esquerda: estudos e descobertas

Introdução

A lateralidade manual é a preferência que cada indivíduo tem por usar uma das mãos para realizar tarefas que exigem habilidade e precisão.

A maioria das pessoas é destra, ou seja, usa a mão direita com mais frequência e facilidade.

No entanto, existe uma parcela da população que é canhota, ou seja, prefere usar a mão esquerda.

A lateralidade manual dominante esquerda é um fenômeno que desperta a curiosidade de muitos pesquisadores, que buscam entender as suas causas, características e implicações.

Estudos sobre a lateralidade manual dominante esquerda

A origem da lateralidade manual dominante esquerda é um tema controverso, que envolve fatores genéticos, ambientais e culturais.

Alguns estudos sugerem que a lateralidade manual é determinada por um gene localizado no cromossomo 2, que seria responsável por influenciar a assimetria cerebral.

Outros estudos apontam que a lateralidade manual é influenciada pelo ambiente intrauterino, pela exposição a hormônios, pelo estresse materno ou pela posição fetal.

Há também estudos que indicam que a lateralidade manual é moldada pela cultura, pela educação, pela linguagem e pela imitação.

As descobertas sobre a lateralidade manual dominante esquerda são diversas e revelam aspectos interessantes sobre esse grupo de pessoas.

Por exemplo, alguns estudos mostram que os canhotos têm maior probabilidade de serem criativos, inteligentes, artísticos, musicais e esportivos.

Outros estudos sugerem que os canhotos têm maior risco de desenvolverem problemas de saúde, como alergias, asma, diabetes, esquizofrenia e dislexia.

Além disso, alguns estudos revelam que os canhotos enfrentam mais dificuldades e preconceitos em uma sociedade predominantemente destra, que nem sempre oferece as condições adequadas para o seu desenvolvimento.

Influência das descobertas no desenvolvimento da lateralidade manual dominante

As descobertas sobre a lateralidade manual dominante esquerda têm contribuído para o desenvolvimento da lateralidade manual dominante, tanto no âmbito científico quanto no social.

No âmbito científico, as descobertas têm estimulado novas pesquisas e hipóteses sobre as origens, as características e as consequências da lateralidade manual dominante esquerda.

No âmbito social, as descobertas têm promovido uma maior conscientização e valorização da diversidade humana, bem como uma maior inclusão e respeito pelos canhotos.

Assim, as descobertas sobre a lateralidade manual dominante esquerda têm contribuído para o avanço do conhecimento e para a melhoria da qualidade de vida dos canhotos.

 

Saiba mais:

https://www.scielo.br/j/estpsi/a/P4GHmhmS843DzvvM7B3PvFC/

https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2019/TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID10430_15082019130758.pdf

http://www.fepeg2015.unimontes.br/sites/default/files/resumos/arquivo_pdf_anais/george_resumo_0.pdf

https://doi.org/10.1590/S0103-166X2010000100001

Lateralidade Humana Dominante

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *