Os problemas da adoção forçada da mão direita em crianças canhotas

A preferência por usar a mão esquerda ou direita é uma característica individual que tem a sua origem na infância.

Aproximadamente 10% da população mundial é canhota, ou seja, apresenta uma inclinação natural para utilizar predominantemente a mão esquerda.

No entanto, ao longo da história, as crianças canhotas muitas vezes foram submetidas a pressões sociais e culturais para adotarem o uso da mão direita.

Desafios físicos

Quando uma criança canhota a usar a mão direita podem surgir desafios físicos significativos. O cérebro humano é lateralizado, o que significa que cada hemisfério controla diferentes funções.

A troca forçada de mãos pode provocar uma descoordenação motora, dificuldade no desenvolvimento de habilidades finas e até mesmo causar desconforto físico durante atividades que exigem precisão, como escrever, desenhar ou usar utensílios. Essa descoordenação pode afetar a autoconfiança da criança e dificultar seu progresso acadêmico.

Impacto psicológico

A imposição da mudança da mão dominante pode causar impactos emocionais e psicológicos na criança. Ela pode sentir-se frustrada, confusa e até mesmo desenvolver baixa autoestima.

A criança pode experimentar ansiedade e estresse relacionados à dificuldade em realizar tarefas com destreza, o que pode afetar negativamente sua confiança e bem-estar emocional.

Retraimento social

O estresse emocional e as dificuldades enfrentadas pela criança canhota forçada a usar a mão direita podem levar ao retraimento social.

Ela pode evitar participar de atividades que exigem habilidades manuais, como esportes ou artes, e pode sentir-se excluída ou diferente dos demais.

Isso pode afetar sua interação social e seu desenvolvimento de relacionamentos saudáveis com os colegas.

Dificuldades educacionais

A mudança forçada da mão dominante também pode afetar o desempenho acadêmico da criança. A maioria das escolas e sistemas educacionais está adaptada para destros, com carteiras, tesouras e outros materiais projetados para acomodar as necessidades da maioria dos estudantes.

Quando uma criança canhota é obrigada a utilizar a mão direita, pode encontrar dificuldades no aprendizado e na adaptação aos métodos de ensino predominantes, o que pode levar a um desinteresse pela escola e ao desenvolvimento de um relacionamento negativo com o aprendizado.

Desenvolvimento da criatividade

Estudos têm mostrado que pessoas canhotas têm uma maior propensão para serem criativas e pensarem de forma não convencional. Ao forçar uma criança canhota a usar a mão direita, pode-se limitar o seu potencial criativo, restringindo a sua expressão artística e as suas habilidades de solução de problemas.

Conclusão

A imposição da mudança da mão dominante em crianças canhotas pode causar uma série de problemas físicos, psicológicos e educacionais.

Portanto, é muito importante que os pais, os educadores e a sociedade como um todo respeitem a preferência natural da criança e forneçam um ambiente adequado que permita o desenvolvimento saudável de suas habilidades.

Ao apoiar e valorizar a individualidade de cada criança, independentemente de ser canhota ou destra, estamos promovendo uma sociedade mais inclusiva e respeitosa, onde cada indivíduo pode alcançar seu pleno potencial.

 

Fontes:

https://atividadeparaeducacaoespecial.com/inclusao-canhoto-contrariado-quais-as-consequencias-para-a-aprendizagem-escolar/

https://mzschool.com.br/blog/criancas-canhotas-conheca-algumas-curiosidades-e-entenda-melhor-como-auxilia-las-em-seu-desenvolvimento/

https://maemequer.sapo.pt/desenvolvimento-infantil/desenvolvimento-fase-a-fase/desenvolvimento/crianca-canhota/

https://ceprojetar.com.br/canhotos-o-dominio-da-mao-esquerda/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA MAIS

O Mito do Canhoto na Luta

A lateralidade desperta interesse como potencializadora de performance em esportes de combate. Mas, até que ponto? Você sabia que os canhotos tem uma data especial no calendário? Ao longo da

Lateralidade Cruzada nas Crianças e Seus Impactos na Psicomotricidade

A lateralidade cruzada é um fenômeno que ocorre quando uma pessoa não desenvolve uma dominância clara de um dos lados do corpo, ou seja, utiliza a mão direita para determinadas

Dislexia e Suas Implicações em Crianças Canhotas

Entendendo as Complexidades do Desenvolvimento Cognitivo e Motor Introdução A dislexia é um distúrbio de aprendizagem caracterizado pela dificuldade na leitura, escrita e ortografia, que não está relacionada a problemas