Os problemas da adoção forçada da mão direita em crianças canhotas

Os problemas da adoção forçada da mão direita em crianças canhotas

A preferência por usar a mão esquerda ou direita é uma característica individual que tem a sua origem na infância.

Aproximadamente 10% da população mundial é canhota, ou seja, apresenta uma inclinação natural para utilizar predominantemente a mão esquerda.

No entanto, ao longo da história, as crianças canhotas muitas vezes foram submetidas a pressões sociais e culturais para adotarem o uso da mão direita.

Desafios físicos

Quando uma criança canhota a usar a mão direita podem surgir desafios físicos significativos. O cérebro humano é lateralizado, o que significa que cada hemisfério controla diferentes funções.

A troca forçada de mãos pode provocar uma descoordenação motora, dificuldade no desenvolvimento de habilidades finas e até mesmo causar desconforto físico durante atividades que exigem precisão, como escrever, desenhar ou usar utensílios. Essa descoordenação pode afetar a autoconfiança da criança e dificultar seu progresso acadêmico.

Impacto psicológico

A imposição da mudança da mão dominante pode causar impactos emocionais e psicológicos na criança. Ela pode sentir-se frustrada, confusa e até mesmo desenvolver baixa autoestima.

A criança pode experimentar ansiedade e estresse relacionados à dificuldade em realizar tarefas com destreza, o que pode afetar negativamente sua confiança e bem-estar emocional.

Retraimento social

O estresse emocional e as dificuldades enfrentadas pela criança canhota forçada a usar a mão direita podem levar ao retraimento social.

Ela pode evitar participar de atividades que exigem habilidades manuais, como esportes ou artes, e pode sentir-se excluída ou diferente dos demais.

Isso pode afetar sua interação social e seu desenvolvimento de relacionamentos saudáveis com os colegas.

Dificuldades educacionais

A mudança forçada da mão dominante também pode afetar o desempenho acadêmico da criança. A maioria das escolas e sistemas educacionais está adaptada para destros, com carteiras, tesouras e outros materiais projetados para acomodar as necessidades da maioria dos estudantes.

Quando uma criança canhota é obrigada a utilizar a mão direita, pode encontrar dificuldades no aprendizado e na adaptação aos métodos de ensino predominantes, o que pode levar a um desinteresse pela escola e ao desenvolvimento de um relacionamento negativo com o aprendizado.

Desenvolvimento da criatividade

Estudos têm mostrado que pessoas canhotas têm uma maior propensão para serem criativas e pensarem de forma não convencional. Ao forçar uma criança canhota a usar a mão direita, pode-se limitar o seu potencial criativo, restringindo a sua expressão artística e as suas habilidades de solução de problemas.

Conclusão

A imposição da mudança da mão dominante em crianças canhotas pode causar uma série de problemas físicos, psicológicos e educacionais.

Portanto, é muito importante que os pais, os educadores e a sociedade como um todo respeitem a preferência natural da criança e forneçam um ambiente adequado que permita o desenvolvimento saudável de suas habilidades.

Ao apoiar e valorizar a individualidade de cada criança, independentemente de ser canhota ou destra, estamos promovendo uma sociedade mais inclusiva e respeitosa, onde cada indivíduo pode alcançar seu pleno potencial.

 

Fontes:

https://atividadeparaeducacaoespecial.com/inclusao-canhoto-contrariado-quais-as-consequencias-para-a-aprendizagem-escolar/

https://mzschool.com.br/blog/criancas-canhotas-conheca-algumas-curiosidades-e-entenda-melhor-como-auxilia-las-em-seu-desenvolvimento/

https://maemequer.sapo.pt/desenvolvimento-infantil/desenvolvimento-fase-a-fase/desenvolvimento/crianca-canhota/

https://ceprojetar.com.br/canhotos-o-dominio-da-mao-esquerda/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *